Defensora ferrenha da adoção do padrão europeu de TV digital no Brasil à época, a Nokia anunciou nesta quarta, 25, um receptor de TV digital para o sistema brasileiro. O aparelho anunciado pela fabricante não é um celular, mas um receptor capaz de levar as imagens da TV digital aberta ao telefone N85. O receptor SU-33Wb, diz a fabricante, teve seu software desenvolvido por pesquisadores brasileiros do Instituto Nokia de Tecnologia, em Manaus, como resultado dos investimentos locais da empresa em pesquisa e desenvolvimento. Por enquanto, o receptor não conta com middleware compatível com o Ginga-J, o usado no padrão brasileiro, mas a Nokia diz estar trabalhando neste sentido. O receptor é uma variação do SU-33W para DVB-H, criado na Europa pela Nokia para atender outros mercados.
A Nokia diz que o modelo N85 foi escolhido por se tratar da melhor tela disponível hoje no mercado, com um visor de 2,6" de OLED. Ainda no primeiro semestre de 2010, a fabricante deve lançar o receptor para os modelos Nokia N97 e Nokia 5800 Comes With Music. Além disso, o receptor também será vendido separadamente, a partir do primeiro trimestre do ano que vem.
O receptor se conecta com o celular por Bluetooth, sendo que o receptor e o telefone podem funcionar bem até uma distância de dez metros. A bateria do SU-33Wb suporta até sete horas de uso sem interrupção.
A edição especial Nokia N85 com TV digital estará disponível aos consumidores a partir da semana que vem nos canais de venda da Nokia pelo preço de R$ 1.599.
Histórico
A adesão da Nokia ao padrão ISDB-Tb, a versão brasileira do padrão japonês, acontece após a adoção do padrão por diversos países da América Latina e do consequente aumento do mercado potencial. Trata-se de uma vitória importante dos defensores da adoção do padrão japonês no Brasil. Em diversos momentos durante o processo de escolha do padrão de TV digital pelo Brasil, e de maneira aberta, representantes da empresa afirmaram não ter qualquer interesse em fabricar handsets com receptores de TV digital, sempre pregando a adoção de um sistema de recepção através de assinatura.
O mesmo ponto de vista era defendido pelas operadoras de telefonia móvel, que diziam que jamais subsidiariam celulares com recepção de TV aberta. As operadoras mudaram a postura ainda antes da Nokia, ao perceber que seus assinantes viam valor no feature TV digital.
[Fonte: Tela Viva]
Este blog é documental. Trata-se de um espaço para divulgar informações e notícias sobre a implantação da TV Digital no Brasil. O marco inicial é o nosso artigo feito no ano de 2006, quando da finalização da pós-graduação em Metodologia do Ensino Superior. Abs, Marcos +
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Governo inclui tablets em programa Minha Casa Melhor
O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou nesta quarta-feira (16) a ampliação da lista de produtos que podem ser comprados no âmbito do pr...
-
Primeiros modelos de 42 e 47 polegadas com o conversor de TV Digital incluindo o middleware Ginga começaram a ser oferecidos na segunda-feir...
-
O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou nesta quarta-feira (16) a ampliação da lista de produtos que podem ser comprados no âmbito do pr...
Nenhum comentário:
Postar um comentário